sábado, 11 de agosto de 2012

Wilon - Uma história de lutas


Meu nome é Wilon Valença Sobral, tenho 38 anos, pai de 02 filhos. Eu só tinha 6 anos de idade quando o PT nasceu, aderi ao meu primeiro e único partido, há 23 anos, na militância, não poderia imaginar tantas mudanças. O País que fundou o PT não mais existe. Agora, somos outro Brasil, com mais democracia, mais liberdade, avanços econômicos e menos desigualdades. Também sou militante do MST a 18 anos e assentado em Normandia. Sou candidato a vereador em Caruaru-PE pelo Partido dos Trabalhadores nº 13213

NOSSOS COMPROMISSOS:

       
1 -  Combater o latifúndio que é inerente a violência. É responsável pela pobreza e miséria no interior do país e causa devastação (degradação) ambiental, saqueamento das riquezas naturais, concentração de terras e de riquezas, apropriação de terras por empresas estrangeiras, aumento da pobreza da fome e da miséria no mundo, trabalho escravo, sub-emprego e desemprego no campo e cidade, aumento de doenças e novas formas de doenças e epidemias em função da alimentação padronizada transgênica, dos agrotóxicos e expulsão do camponês do campo.

2 -   Apoiar as lutas realizadas pelos camponeses principalmente nos momentos de conflitos nas negociações e no processo de fortalecimento dos assentamentos com o objetivo de melhorar a vida das famílias.

3 -       Defender junto à sociedade governo e estado a luta pela implantação da reforma agrária popular que tem como objetivo:

a)      Eliminar a pobreza no meio rural;
b)      Combater a desigualdade social e a degradação da natureza que tem suas raízes na estrutura da propriedade e da produção no campo;
c)       Garantir trabalho para todas as pessoas combinando com distribuição de renda;
d)      Garantir a soberania alimentar de toda a população, produzindo alimentos de qualidade e desenvolvendo os mercados locais.
e)      Garantir condições de participação igualitária das mulheres que vivem no campo e todas as atividades em especial no acesso à terra, na produção e na gestão de todas as atividades, buscando superar a opressão histórica imposta as mulheres especialmente no meio rural.
f)       Preservar a biodiversidade vegetal, animal e cultural.
g)      Garantir condições de melhoria para todas as pessoas e oportunidades de trabalho, renda, educação, cultura e lazer estimulando a permanência no meio rural em especial a juventude.
  
4 -      Apoio a comercialização da produção da agricultura familiar:

Em Caruaru, agricultores familiares de diversas associações e assentados da reforma agrária já desenvolvem experiências bem sucedidas de fornecimento de produção agrícola através de políticas públicas, a exemplo do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos e PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, assumo o compromisso de fortalecer, e ampliar a participação dos agricultores nesses programas, bem como potencializar a participação dos agricultores familiares, nas feiras livres e centro de abastecimento.
  









5 -     Criação do Cinturão Verde:  A cidade de Caruaru está crescendo em um ritmo bastante acelerado e ampliando rapidamente a área urbana, em conseqüência disso está cada vez mais dependente de alimentos vindos de fora. A nossa proposta de criar um cinturão verde em Caruaru, prevê a criação de uma área em volta do limite urbano da cidade, com o objetivo de produzir alimentos saudáveis e em abundância para a população, preservando o meio ambiente e gerando melhores condições de vida. Para isso é necessário fortalecer os pequenos agricultores que vivem nessa região, com assistência técnica, capacitação e crédito, criando novos assentamentos para todas as famílias que queiram continuar vivendo no campo, gerando direta e indiretamente oportunidade de trabalho para as famílias que vivem em muitos povoados, distritos e periferias da cidade.
  
6 -      Defender junto ao executivo municipal, o fortalecimento da secretaria de agricultura, com: orçamento, equipe técnica, estrutura e patrulha agrícola.
  
 




E-mail: wilonsobral@ig.com.br      Twitter: @wilondodson