terça-feira, 10 de março de 2015

Mais de 400 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam a Agência da Caixa Econômica Federal (CEF) em Caruaru Pernambuco

Direto do Setor de Comunicação do MST de PE
A mobilização faz parte de um conjunto de ações que integram a jornada nacional de lutas pela Reforma Agrária Popular e ocorreu em todos os estados onde o movimento está organizado.
A ocupação busca reivindicar a aceleração dos Projetos de Habitação e Moradia no Campo e na Cidade que estão em pendências por parte do órgão financiador como também a desburocratização dos projetos que estão em pendência, além da ampliação do crédito para a construção das casas que atualmente é 28 mil para 45 mil reais.

O outro ponto da pauta de reinvindicação se refere a renegociação digna relacionada ao PRONAF, a reativação do Crédito Estiagem em todo o Nordeste, a implementação imediata de um novo Crédito da Reforma Agrária, tendo em vista que foi homologado, mas não foi realizada, pelo peso da burocracia das instituições financiadoras.
Os ocupantes reivindicavam a presença do Gerente Regional da CEF em Caruaru Jhonatan e Bento para dar início as negociações e garantir a pauta de reinvindicações.
No final da manhã após a chegada da representação da CEF, uma comissão representando as famílias reuniu-se com a gerência para negociar a pauta.

Segundo integrantes desta comissão as pautas foram colocadas para o órgão federal e foi direcionada uma reunião com o presidente do Banco do Nordeste com representações do movimentos dos vários estados do nordeste para se discutir principalmente os créditos. Expressando assim um grande êxito na ação desta manhã.