sábado, 24 de março de 2012
SUCESSÃO: João da Costa convoca aliados
Encontro serviu para discutir próximos passos para a disputa interna que se aproxima
----------Foto:Adriano Sobral
Durante evento na PCR, petista destacou as metas alcançadas pela gestão
Com a entrada do secretário estadual de Governo, Maurício Rands (PT), no jogo da sucessão do Recife, com o aval do senador Humberto Costa (PT) e da corrente petista Construindo um Novo Brasil (CNB), o prefeito João da Costa (PT) deu provas de que não dormirá em serviço. Ontem à noite, o gestor reuniu seu núcleo político para discutir estratégias e os próximos passos do grupo para a disputa interna que se aproxima. João da Costa não se manifestou sobre o encontro, cujo intuito foi revelado por participantes, que pediram para não serem identificados. O encontro na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Informática, Processamento de Dados e Tecnologia da Informação (Sindpd). A reportagem da Folha esteve no local, mas a reunião foi a portas fechadas.
"A ideia é preparar o povo para o enfrentamento, para a disputa interna no diretório e nas prévias, se ocorrer. Nossa disposição é construir o convencimento. Agora, a própria história do PT aponta que esse convencimento só ocorrerá quando as forças se mostram", analisou um governista, em reserva. "Fizemos uma leitura da conjuntura para definir o caminho para todos saberem que luta estão travando. Se a gente acelera o debate interno; se faz um governo forte como estamos fazendo; se começa os contatos com os militantes para a preparação para a prévia, a gente chega forte para sentar na mesa e conversar", completou outro participante da reunião.
Além do prefeito, estiveram presentes no encontro, que durou cerca de duas horas: o presidente do PT no Recife, Oscar Barreto; o ex-presidente estadual da legendaT, Jorge Perez; o deputado federal Fernando Ferro; os vereadores Jairo Britto e Osmar Ricardo; o vice-prefeito de Olinda, Horácio Reis; o ex-vice-prefeito de Olinda, Paulo Valença; alguns secretários do Recife e 11 dos 12 presidentes das zonais do Recife.
DESABAFO:
Pela manhã, durante evento na Prefeitura, João da Costa questionou as correntes que não querem a sua reeleição, principalmente a CNB. Ao apresentar um projeto de investimento e qualificação para a educação no Recife, o petista disse que o seu caminho vai “muito além de um processo eleitoral”. “O nosso caminho é de um projeto político de transformar o Brasil, melhorar a vida das pessoas que mais precisam, de gerar emprego, renda, saúde e educação. Um projeto que estou metido há 30 anos. Eu só sou prefeito há três, enquanto 27 (anos) foram fora da Prefeitura, mas nunca deixando de lutar para que esse projeto se realizasse. Esse é o meu caminho”, afirmou o gestor, em tom de desabafo.
Como uma espécie de recado aos “companheiros” que não aprovam a sua gestão, João da Costa avisou que a administração está “focada nos problemas da cidade e nos problemas do seu povo”. “Um governo que atinge tantas metas colocando o Recife de novo como a principal capital do Nordeste, capital de inovação tecnológica do Brasil, isso só acontece porque aqui tem um governo, aqui tem uma equipe, aqui tem um prefeito que tem compromisso com o povo da cidade do Recife”, desafiou o petista.
Da Folha de Pernambuco e Blog da Folha